Manutenção

Criada por Mbwana mziray, Modificado em Fri, 03 Jun 2022 às 04:22 PM por Mbwana mziray

Monitorize a sua rede#

O seu Sistema de Monitorização de Rede (SNM) será a sua ferramenta mais valiosa para manter a sua rede em funcionamento. O NMS monitorizará cada dispositivo da sua rede ao longo do tempo e acionará alertas se algo correr mal para que possa corrigi-lo. A maioria dos sistemas de software de faturação e gestão de clientes listados aqui incluem funcionalidades de SNMS. O SNM reúne dados em cada dispositivo utilizando ICMP (pings) e SNMP. Configurar perfis no seu NMS para monitorizar pelo menos estas estatísticas para cada dispositivo de rede (incluindo dispositivos de cliente):

  • Pings Enviar um ping para cada dispositivo uma vez a cada segundo. Monitorize o tempo de ida e volta (latência) e por cento dos pings perdidos. Certifique-se também de ter cuidado com as interrupções curtas. Uma paragem de 30 segundos pode não aparecer como uma alta percentagem de perda ao longo de um dia, mas será muito frustrante para o cliente se estiver em streaming ou em uma chamada de conferência.
  • Produção A maioria dos dispositivos de rede reportará contadores de tráfego em cada interface que podem ser puxados através do SNMP. Monitorize os contadores pelo menos a cada minuto para obter uma média de produção minuto a minuto. Isto será especialmente útil quando estiver à procura de links na sua rede que precisem de ser atualizados.
  • Receber dispositivos Signal Level Wireless reportarão o seu nível de sinal de receção (RSL) via SNMP. Se o nível de sinal de receção baixar, pode indicar que o dispositivo se moveu e precisa de ser redirecionado.
  • Erros Ethernet especialmente observar por  erros de CRC. Alguns erros de CRC aqui e ali estão bem, mas se a contagem de erros estiver a subir, indica um problema com o cabo Ethernet que deve ser abordado. Os erros de CRC só são reportados no lado de receber (rx) de uma ligação Ethernet, pelo que é necessário vigiá-los em ambos os lados de qualquer ligação Ethernet.
  • Uptime A maioria dos dispositivos reportará o tempo desde que foram iniciados pela última vez via SNMP. A monitorização deste valor irá informá-lo se um dispositivo reiniciar inesperadamente.

Configure o seu NMS para alertá-lo se alguma destas estatísticas ultrapassar um limiar inaceitável. Alguns alertas que você vai querer saber imediatamente a qualquer momento, como se um principal backhaul alimentando muitos clientes fica offline. Alguns alertas serão mais informativos, como se o dispositivo CPE de um cliente reinicie. Pode definir estes limiares com base nas suas necessidades e nas expectativas do seu cliente. Consulte o PagerDuty para gerir rotações de chamada, alertas de SMS e escaladas.

Atualize a sua rede#

Observe os gráficos de utilização dos seus dispositivos de infraestrutura para que possa atualizar a sua rede quando necessário.

Backhauls#

Quando o uso de um backhaul de fibra ou sem fios começar a aproximar-se da sua capacidade, faça com que seja atualizado o mais rapidamente possível. Se não conseguir obter um backhaul com capacidade suficientemente alta, volte a organizar a sua rede ou compre uma nova ligação de fibra para que o eixo traseiro não fique sobrecarregado. Um adiantaamento sobrecarregado causará velocidades lentas para os clientes, especialmente durante os momentos de pico, o que irá causar uma má experiência do cliente.

Pontos de Acesso#

Um ponto de acesso sobrecarregado também causará baixas velocidades, alta latência e intervalos, especialmente durante os tempos de pico. É mais difícil determinar quando um ponto de acesso está sobrecarregado porque a capacidade pode variar significativamente com base em quantos clientes estão a usar o ponto de acesso e que tipo de tráfego estão a usar. Por vezes, só se pode determinar o ponto de acesso para ser o problema através da eliminação - teste tudo antes do ponto de acesso primeiro e certifique-se de que não há problemas a montante.

Há algumas coisas que pode fazer para adicionar capacidade de Ponto de Acesso:

  • Adicione uma duplicação do ponto de acesso sobrelotado. Outro ponto de acesso virado para a mesma direção e com a mesma largura de feixe, em seguida, mover alguns dos clientes para o novo ponto de acesso. Terá de ter outro canal completo disponível.
  • Divida o ponto de acesso. Substitua o ponto de acesso existente por dois pontos de acesso por metade da cobertura da largura do feixe - substitua um ponto de acesso de 90° por dois pontos de acesso de 45°, por exemplo. Isto pode ser preferível porque os novos pontos de acesso terão ganhos mais elevados e poderão oferecer melhores opções de reutilização de canais.
  • Adicione um novo retransmissor. Se alguns dos clientes estão agrupados, então tente obter um retransmissor que esteja mais próximo deles. Em geral, é sempre melhor ter os seus pontos de acesso o mais próximo possível dos clientes.

Resolução de problemas #

Alguns problemas comuns de rede e coisas para verificar para resolvê-los:

  • Problemas de energia / dispositivos reiniciam / falhas de energia 
    • Certifique-se de que o seu equipamento está bem aterrado. Discuta com um eletricista se não sabe como aterrar o seu equipamento.
    • Considere usar uma UPS se ainda não estiver. Mesmo que já esteja a utilizar uma UPS certifique-se de que é suficiente para o local e que está a monitorizá-la corretamente e a manter as pilhas em boas condições. Mais dicas sobre a utilização de uma UPS.
  • Velocidades lentas / intervalos de tempo / serviço intermitente 
    • Um dispositivo está sobrecarregado. Comece pela ligação de fibra e faça um teste de velocidade e, em seguida, trabalhe na direção do teste do cliente em cada nó para determinar qual o dispositivo que é o problema, em seguida, o serviço ou o upgrade.
    • Uma ligação sem fios não está a funcionar bem. Pode ser rSL baixo, interferência, ou má linha de visão. Identifique a ligação que causa o problema e resolva o problema.
    • Problemas com o Ethernet. Procure por erros de CRC no seu NMS e volte a terminar ou substitua o cabo ofensivo. Se não conseguir monitorizar os erros de CRC, então tenha cuidado com a perda de pacotes ou a alta latência através de um cabo Ethernet e inspecione as extremidades e o comprimento do cabo visualmente.
    • Interferência sem fios - pode estar a interferir num dos canais que os seus dispositivos sem fios estão a utilizar. A interferência pode vir de outra parte ou de um dos seus próprios dispositivos. Tente mudar para um canal mais limpo. Consulte o RF e o Channel Planning para obter mais informações.

Impermeabilização meteorológica#

Dê passos antes do tempo para manter o seu equipamento a funcionar bem em condições meteorológicas más. Conheça os tipos de tempo que vai enfrentar na sua área e planeie em conformidade:

Bugs / Criaturas-

Quando você coloca um pequeno, escuro e quente recinto em uma área aberta você provavelmente encontrar alguns bichos se instalam lá. Os ninhos de vespas são comuns em caixas de equipamento e em torno de todos os tipos de aranhas e, por vezes, ratos e cobras.

Pode evitar a maioria dos problemas de segurança pessoal carregando spray de vespa e usando luvas durante o trabalho (obviamente tome precauções adicionais se tiver riscos de alergia!). Pode manter os animais fora da sua caixa de equipamento selando-os muito bem e certificando-se de que se revira sempre que passar o cabo novo na caixa.

Chuva

A chuva intensa fará com que o RSL nas suas ligações sem fios desça. Isto chama-se chuva-desvanecimento. Quanto mais pesada for a chuva e mais longa a distância, mais a ligação será afetada. Certifique-se de que as suas ligações sem fios têm carga rSL suficiente para que não caiam durante uma forte tempestade. Aqui estão algumas informações úteis sobre o cálculo da chuva para os EUA e Canadá.

Certifique-se também de que todos os dispositivos colocados no exterior estão selados. Utilize  caixas com classificação NEMA ao instalar equipamento no exterior e certifique-se de que todos os cabos estão classificados ao ar livre. Use vedante sempre que penetrar num telhado (ver instalar um cliente) para obter mais informações sobre telhados de vedação.)

Vento

Ventos fortes às vezes sopram os seus rádios CPE e antenas de ar para trás fora do alinhamento. Utilize um sistema de monitorização da rede para monitorizar todos os seus dispositivos e certifique-se de que está a rastrear o Nível de Sinal de Receber (ou RSSI) ao longo do tempo. Se uma ligação começar a ter problemas após uma tempestade, pode olhar para trás no Nível de Sinal de Receção ao longo do tempo e ver se caiu durante a tempestade - se assim for voltar e voltar a apontar.

Gelo / Neve

A neve no ar não causará tanto problema como a chuva para ligações sem fios. Neve ou gelo no seu equipamento é um problema, no entanto. Com um pouco de vento na direção certa, a neve vai colar-se diretamente a um prato de ar retrohaulo ou dispositivo CPE e fazer com que a ligação se degrade ou caia. Os dispositivos geram calor suficiente para eventualmente derreter o gelo, mas pode demorar muito tempo. Uma forma de evitar este problema é utilizar revestimento hidrofóbico (confira o vídeo abaixo) nos dispositivos. Se você estiver em uma área onde a neve será um problema você pode aplicar o revestimento aos seus dispositivos de ar para trás mais em risco cada queda para poupar alguns problemas durante o inverno.

Este artigo foi útil?

Isso é ótimo!

Obrigado pelo seu feedback

Lamentamos por não termos podido ajudá-lo(a)

Obrigado pelo seu feedback

Diga-nos como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um motivo

Comentário enviado

Agradecemos o seu esforço e iremos tentar corrigir o artigo