Instalar um cliente

Criada por Mbwana mziray, Modificado em Fri, 03 Jun 2022 às 04:26 PM por Mbwana mziray

Visão geral#

Aqui está um diagrama que inclui todos os componentes de uma instalação padrão:

Instalação doméstica

Walkthrough do cliente#

Inicie a instalação caminhando pelo processo com o cliente. Certifique-se de atingir cada um destes pontos antes de começar:

  • Equipamento de telhado Certifique-se de que estão bem com o equipamento que vai colocar no telhado e na localização. Diga-lhes que vai selar o telhado onde instala o suporte.
  • Localização do ponto de acesso sem fios Ajude o cliente a encontrar o melhor lugar em sua casa para o seu router sem fios. Se eles estão a mudar para o seu serviço de outro fornecedor pergunte-lhes se há lugares na casa onde o sinal sem fios não é grande e ver se você pode ajudá-los a encontrar um local melhor. Note que terá de obter um cabo do telhado fora da casa para o router - equilibre as necessidades do cliente contra as suas ferramentas e capacidade de executar o cabo.
  • Ponto de entrada por cabo Depois de ter decidido onde colocar o ponto de acesso sem fios do cliente determina onde levar o cabo para dentro da casa. Pode ser necessário furar um buraco através de uma parede para trazer o cabo (de forma semelhante às instalações de TV por satélite ou tv a cabo.) Informe o cliente sobre o que vai fazer e responda a qualquer uma das suas preocupações.
  • A televisão por cabo mostra-lhes onde vais passar o cabo do tejadilho até ao ponto de entrada. Tente esconder o cabo o máximo possível usando calhas de chuva ou outras características da casa.

Configurar a Escada#

Determina a maneira mais segura de chegar ao telhado e preparar a escada. Lembre-se destas dicas de segurança da escada:

  • Coloque a base da sua escada numa superfície plana e seca.
  • Certifique-se de que a parte superior da sua escada se estende pelo menos 3' acima da linha do telhado.
  • Certifique-se de que a parte superior da sua escada está contra uma superfície plana e uniforme.
  • Se ficar de pé na base da sua escada e esticar a mão direita, os dedos devem tocar na escada (caso contrário, é muito íngreme ou muito rasa.)

Leia mais sobre segurança de telhado e escada.

Faça um Inquérito ao Site#

Durante o Inquérito ao Site, certifique-se de que pode obter o serviço aceitável para o cliente antes de concluir a instalação. Suba até o topo do telhado e certifique-se de que consegue ver o ponto de acesso na sua torre. Se necessário, utilize binóculos. Se não sabe ao certo se tem uma linha de visão, pode usar um rádio CPE para verificar, mas o processo está mais envolvido:

  • Ligue um cabo de extensão algures no chão ou no seu veículo.
  • Pegue a outra extremidade do cabo de extensão até o telhado juntamente com estes itens:
    1. Rádio CPE
    2. Adaptador CPE Poe
    3. 2x CABOS de Patch CAT5e
    4. Laptop, tablet ou telefone (pode precisar de uma forma de ligar um adaptador Ethernet a este dispositivo)
    5. Tripé com mastro curto para manter temporariamente a Rádio CPE no lugar
  • Enquanto no tejadilho, ligue a Rádio CPE com o cabo de extensão e o adaptador PoE
  • Coloque o tripé sobre o pico do telhado e prenda o Rádio CPE ao mastro
  • Aponte o CPE para a sua torre
  • Faça login na interface web do rádio CPE
    1. Alguns tipos de rádios (como Ubiquiti e Mimosa) transmitem uma rede sem fios especificamente para configuração que lhe permitirá ligar diretamente com o seu telefone e verificar estatísticas de rádio. Neste caso, não necessitará de um dispositivo com um adaptador Ethernet.
    2. Caso contrário, terá de ligar o seu portátil ou outro dispositivo a um adaptador Ethernet diretamente ao adaptador PoE para iniciar sessão no rádio.
  • Faça uma verificação na Rádio CPE e procure os seus pontos de acesso. Encontre o ponto de acesso com o nível de sinal de receção mais elevado e conecte-o. (Lembre-se: Receber Nível de Sinal é um número negativo e quanto mais perto de 0 obtém-se melhor. )
  • Depois de o CPE reportar que está ligado ao Ponto de Acesso, execute um speedtest no seu dispositivo (utilizando speedtest.net, por exemplo)
  • Se as velocidades forem aceitáveis de acordo com as expectativas do cliente e o plano de velocidade que está a vender, então avance com a instalação!

Escolha o Monte Apropriado#

Aqui ficam algumas opções para montar a antena em diferentes tipos de telhados:

  • Telhado arremessado, telhas de asfalto
    1. J-Arm Mount - Simples, discreto.
    2. Tripé - Pode segurar mastros até 10' de altura para uma melhor linha de visão.
    3. Montagem no tejadilho - Mais alto que J-Arm, pode ser montado em campo para uma melhor estética.
  • Telhado arremessado, azulejo / outros
    1. Tenha muito cuidado ao andar sobre telhados de azulejos - os azulejos podem partir-se muito facilmente. Evite andar no telhado, se possível.
    2. VM 2000 / VM 3000 - Monte um J-Arm num tejadilho sem perfurar ou remover azulejos. VM 3000 tem braços extras para mais estabilidade.
    3. Monte Gable - Monta na borda de um telhado inclinado.
    4. Montagem de telhado pico não penetrante Ponderado para baixo com blocos de cinzas
  • Telhado plano
    1. Nunca fure para um telhado plano!  Perfurar um telhado plano irá certamente causar fugas a longo prazo, mesmo que feche os furos. Isto é especialmente importante se for um telhado selado de membrana, uma vez que a perfuração anulará a garantia na membrana.
    2. Montagem de telhado plano de serviço leve - Pode segurar mastros até 10'. Ponderado por blocos de cimento. Não tão pesado (ou quase tão caro!) como o suporte plano do telhado na secção de infraestrutura.
  • Outros
    1. Montagem na parede - Montagem em altura vertical.
    2. Montagem de poste-a-vara - Monte para um poste existente ou outra estrutura.
    3. Chaminé Mount - Fixe-se a uma chaminé sem perfurar.

Instale o Monte#

Instale o suporte no telhado para segurar o Rádio CPE. Coloque o suporte no local com a melhor linha de visão para o seu ponto de acesso. Se possível, tente minimizar a visibilidade da rua ou da frente da casa (para fins estéticos - pode assustar outros potenciais clientes se as suas instalações forem feias.)

Utilize parafusos de desfasamento e uma almofada de arremesso para fixar o suporte ao telhado. Você pode obter um kit que inclui ambos ou eles podem ser comprados separadamente. Retire o papel da almofada de arremesso e coloque-o na parte inferior do suporte e, em seguida, fure os parafusos de lag através da almofada de arremesso diretamente para o telhado.

Monte Shingle

Nunca fure para um telhado plano!  Perfurar um telhado plano irá certamente causar fugas a longo prazo, mesmo que feche os furos. Isto é especialmente importante se for um teto de membrana selado, uma vez que a perfuração anulará a garantia na membrana. Em vez disso, utilize uma das outras opções de montagem.

Aponte a Antena Visualmente#

Posicione-se atrás da sua antena e aponte a antena o melhor possível para a sua torre. Neste momento, o rádio não é ligado, por isso ainda não poderá apontar usando números reais. Aperte a antena para baixo quando terminar e prepare-se para executar o cabo.

Alternativamente: Encontre uma forma de ligar o dispositivo enquanto estiver no telhado para que possa apontá-lo completamente neste ponto da instalação. Pode levantar um cabo de extensão ou utilizar uma bateria para alimentar o rádio. Quando o rádio tiver energia, siga os passos na antena de ponta pela secção Números abaixo. Apontar completamente a antena neste ponto da instalação pode salvar uma viagem ao telhado mais tarde, mas também significa transportar mais equipamento para o telhado.

Executar cabo#

Coloque a sua caixa de cabo CAT5e blindado no chão perto da base da sua escada. Prefiro a marca Shireen. Corte alguns centímetros para trás na ponta solta e, em seguida, faça uma extremidade no cabo. Puxe o cabo até ao seu suporte e ligue o cabo ao rádio. Utilize laços com fecho para fixar o cabo no suporte até à linha do telhado. Não puxe os fechos tão apertados que deformem o escudo exterior do cabo e certifique-se de deixar alguma folga no final para que a extremidade do rádio não seja apertada. Certifique-se de que utiliza laços zip com classificação UV  - eles têm comprimentos diferentes, mas os pretos duram mais tempo.

Coloque o cabo ao longo do tejadilho fixando-se com fechos de correr a quaisquer tubos existentes que extrudam do telhado. Também pode utilizar grampos de cabo para fixar o cabo no telhado, mas isto significa colocar mais orifícios no telhado que terá de ser selado para que eu o evite, se possível.

Na borda do telhado, leve o cabo à volta do beiral ou da calha de chuva e prenda-o com fechos de correr ou grampos de cabo. Desça o cabo pela parede atrás de uma sarjeta de chuva, se possível, e para a área onde entrará na casa.

Traga o Cabo para casa#

A forma mais comum de trazer o cabo para dentro de casa é fazer um furo e empurrar o cabo e, em seguida, instalar uma tomada de dados numa placa frontal na parede. Para fazer isto:

  • Entre em casa e use um descobridor de garanhões para identificar o melhor lugar para perfurar.
    1. ATENÇÃO!  Use um descobridor de garanhões que tenha uma deteção de fios AC ao vivo para se certificar de que não perfura através de uma linha de alimentação ca viva.
    2. Perfurar pelo menos 3 polegadas de distância de um garanhão.
    3. Para a estética, perfure à mesma altura na parede que outros adaptadores de CA e tomadas de dados.
  • Perfurar através da parede utilizando uma broca de 18" de comprimento de 3/8". Certifique-se de que usa a parte certa - se a parede for de madeira e revestimento pode usar uma broca de madeira, se for cimento ou tijolo usar uma broca de alvenaria.
  • Empurre o cabo pelo lado de fora. Certifique-se de cortar o cabo o tempo suficiente para dar a si mesmo 2-3' de folga no interior.
  • Enrtile o cabo num laço gota a gota do lado de fora da parede para se certificar de que a água não passa pelo cabo até à casa.
  • Utilize  vedante à volta do cabo no exterior da parede.
  • Instale um corte em anel na parede de secagem em torno da área onde o cabo entra. Este vídeo este vídeo explicam alguns métodos diferentes de o fazer.
  • Exterminar o cabo numa tomada RJ-45 blindada, de preferência uma tomada sem ferramentas ou um acoplador para que não precise de usar uma ferramenta de perfuração.  Nota: É importante que esta tomada esteja protegida para que possa aterrar corretamente a proteção no cabo CAT5e.
  • Coloque a tomada numa placa frontal e prenda a placa facial ao corte no anel.

Agora está pronto para ligar o adaptador PoE e ligar a Rádio CPE:

  • Ligue um   cabo de remendo blindado da tomada RJ45 na parede à porta alimentada do injetor PoE (normalmente marcado como 'POE').
  • Ligue a outra porta do adaptador POE a um portátil.
  • Ligue o adaptador PoE a uma tomada de parede CA. Certifique-se de que se trata de uma saída de 3 pontas de terra.
  • Se tiver seguido os passos acima relativos aos cabos e componentes blindados, o chassis do rádio no telhado será agora aterrado através do terceiro pino na tomada CA.
  • Dentro de alguns segundos, o rádio liga-se e deverá ter uma luz de ligação Ethernet no seu portátil. Pode agora iniciar sessão no rádio e verificar as estatísticas sem fios.

Configure a Rádio#

Faça login no rádio e aplique a sua configuração padrão. No mínimo, terá de:

  • Atualizar o firmware
  • Alterar a palavra-passe
  • Bloqueie o rádio para o ponto de acesso.
  • Alterar o endereço IP

Se utilizar a configuração do router a partir da secção de Instalação de Localização de Fibra, pode utilizar qualquer endereço IP não utilizado de 10.0.0.2 a 10.0.0.255 como endereço IP de gestão para o rádio. Mantenha um registo do endereço IP que utiliza para que não o volte a utilizar noutro dispositivo e para que possa chegar mais tarde ao dispositivo para gerir a configuração. A maioria das plataformas de software listadas neste site irá manter-se rastreia os endereços IP para que não tenha de o fazer manualmente.

Se você apontar bem visualmente e tiver DHCP configurado corretamente, agora estará on-line. Parabéns! Mesmo que esteja online continue até ao próximo passo para se certificar de que apontou a antena o melhor possível - uma antena mal direcionada irá causar problemas na estrada.

Aponte a antena pelos números#

Faça login no rádio a partir do solo e verifique o RSL (Receber nível de sinal). O Nível de Sinal de Receção é medido em dBm e será um número negativo - tipicamente entre -45 e -85. Mais perto de 0 é melhor e cada melhoria de 3 dBm representa o dobro do nível de sinal, por isso vale a pena gastar alguns minutos para obter alguns pontos mais perto de 0.

Se estiver a utilizar as Rádios Ubiquiti ou Mimosa CPE, pode apontar a antena facilmente do telhado. Leve um telefone ou tablet para o telhado e ligue-se à configuração da rede WiFi que é transmitida pelo dispositivo. Faça login e verá uma interface com uma atualização ao vivo do RSL. Mova a antena lentamente para a esquerda e para a direita e, em seguida, para cima e para baixo e bloqueie-a quando encontrar o local com o melhor RSL.

Se os rádios que está a utilizar não transmitirem uma rede de configuração Wi-Fi, terá de encontrar uma maneira de ler o sinal enquanto estiver no telhado. Se tiver um parceiro que ajuda com a instalação, pode fazê-lo ler o número de dentro da casa. Também pode puxar um cabo de extensão e um PoE até ao tejadilho para ligar o rádio e ligá-lo diretamente com um portátil no telhado.

Ligar e Testar#

Se tudo correu bem no ponto, terás uma ligação estável à Internet. Executar um speedtest no seu dispositivo. Em seguida, ligue a porta WAN no router sem fios do cliente à porta LAN no dispositivo PoE. (Pode não ser rotulado LAN - certifique-se apenas de que não é o porto com energia PoE saindo dele). Se é um router sem fios que tinham usado com um fornecedor anterior, então deve apenas funcionar - todos os seus dispositivos vão ligar-se de volta. Caso contrário, poderá ter de repor o router e ajudar o cliente a reconfigê-lo.

Se estiver a fornecer o router sem fios para o cliente, pode ajudá-lo a configurá-lo e certificar-se de que os seus dispositivos se ligam ao mesmo.

Resolução de problemas #

Alguma coisa correu mal? Comece a resolver problemas a partir do topo e desça:

  • Certifique-se de que o Rádio CPE está ligado (a maioria tem luzes para indicar energia e ligação Ethernet e Wireless)
  • Certifique-se de que o rádio está ligado ao ponto de acesso com um nível RSL aceitável
  • Certifique-se de que o cabo está corretamente terminado e que existem luzes de ligação Ethernet em ambas as extremidades. Pode utilizar um testador de cabo barato para verificar se os pinos estão estampados na ordem certa e que não há calções no cabo ou um testador de cabo caro para verificar completamente o cabo.
  • Certifique-se de que obtém um endereço DHCP quando ligar um portátil ao lado LAN da porta POE. Se não o fizer e tudo o resto estiver certo, poderá ter um problema a montante ou a montante a partir do Ponto de Acesso.
  • Veja se consegue ver o endereço do portal. Caso contrário, poderá ter algum problema a partir ou a montante do Ponto de Acesso.

 

Este artigo foi útil?

Isso é ótimo!

Obrigado pelo seu feedback

Lamentamos por não termos podido ajudá-lo(a)

Obrigado pelo seu feedback

Diga-nos como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um motivo

Comentário enviado

Agradecemos o seu esforço e iremos tentar corrigir o artigo